30 junho 2013

Resenha do livro: Dom Casmurro

Hey Girls and Boys, como vão? hoje o post será sobre um livro que é para a escola, ele se chama: Dom Casmurro, com certeza vocês já ouviram falar dele e dá história, olha vou dizer a verdade no começo ele não é tão interessante, mas conforme você vai lendo , já se interessa pelo o que acontece na história, pois conta desde quando era pequeno até a velhice.

Número de páginas:250
Autor: Machado de Assis
Sinopse: Órfão de pai, criado com desvelo pela mãe (D. Glória), protegido do mundo pelo círculo doméstico e familiar (tia Justina, tio Cosme, José Dias), Bentinho é destinado à vida sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa de sua mãe.
A vida do seminário, no entanto, não o atrai, já o namoro com Capitu, filha dos vizinhos. Apesar de comprometido pela promessa, também D. Glóri a sofre com a idéia de separar-se do filho único, interno no seminário. Por expediente de José Dias, o agregado da família, Bentinho abandona o seminário e, em seu lugar, ordena-se um escravo.
Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito e estreita a sua amizade com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.
Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho julga estranha a forma qual Capitu contempla o cadáver. A partir daí, os ciúmes vão aumentando e precipita-se a crise. Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho muito ciumento, chega a planejar o assassinato da esposa e do filho, seguido pelo seu suicídio, mas não tem coragem. A tragédia dilui-se na separação do casal.

Capitu viaja com o filho para a Europa, onde morre anos depois. Ezequiel, já mocó, volta ao Brasil para visitar o pai, que apenas constata a semelhança entre e antigo colega de seminário. Ezequiel volta a viajar e morre no estrangeiro. Bentinho, cada vez mais fechado em usas dúvidas,  passa a ser chamado de casmurro pelos amigos e vizinhos e põe-se a escrever de sua vida
 
Resumo: Bom gente como perceberam a história é grande, sim, mas envolve de um jeito que você lê, querendo descobrir cada coisa que acontece e o autor deixa aquela dúvida no ar: CAPITU TRAIU OU NÃO? na minha opinião, acho que Capitu pode ter o traído , pois ela era muito esperta , via a vida de uma outra maneira e quando ela morre fica esta dúvida. 


Beijos, Fiquem com Deus.
Por: Carol Santos



6 comentários:

  1. Gostei...isso me lembrou ha alguns anos na escola hehehehe Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei o livro ... adorei o blog ...

    Ta rolando sorteio lá no blog participa ? www.nossomosmoda.blogspot.com

    Bejus

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, estou seguindo, espero que retribua a visitinha! Tá rolando um sorteio no meu blog, venha participar, e coloque que está participando pelo Pecados Feminino! http://pecadosfeminino.blogspot.com.br/2013/07/primeiro-sorteio-do-blog-em-parceria.html

    ResponderExcluir